Funções em Python
Funções em python

Funções em Python

  As palavras chave para esta aula são: reutilização de código. Nesta aula iremos entender como definir e utilizar funções de forma inteligente. É verdade que a programação sobreviveria sem a existência de funções, no entanto, com o crescimento de um código ficaria impossível dar manutenção nele ou até mesmo reaproveita-lo.  

O que são funções

Funções são blocos de código definidos pelo programador que tem a capacidade de isolar trechos de código para que posteriormente possam ser reutilizados. Pense um pouco, se você tem uma aplicação que utiliza diversas vezes uma funcionalidade, é melhor isolar essa funcionalidade e reutiliza-la. Assim, quando você precisar alterar o funcionamento dessa funcionalidade, basta alterar a função.  

Veja como é possível definir uma função no python:

def soma(num1, num2):
    #aqui você pode fazer qualquer coisa
    return (num1 + num2)

print (soma(2,2))
output:
4

Uma função em python é construída pela palavra reservada def, seguido do nome da função, por fim, entre parênteses os argumentos utilizados por ela.   

Dentro de uma função é possível utilizar qualquer tipo de estrutura condicional ou laço de repetição. Por fim, uma função pode ou não retornar um valor, para realizar o retorno a função utiliza-se da palavra reservada return. 

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta