Dicionários em Python
Dicionários em python

Dicionários em Python

Nessa aula você vai compreender como funcionam os dicionários em Python, ou seja como você pode criar e manipular essas estruturas.

Anteriormente em nosso curso, abordamos outros tipos de estruturas de dados que permitiam armazenar conjuntos de dados (listas e tuplas). A grande diferença dos dicionários é que essa estrutura permite o programador agrupar “listas” que utilizam chaves personalizadas. Esta estrutura de chave-valor é muito importante, pois é muito útil para solucionar vários problemas.  

Como declarar dicionários em Python

Os dicionários seguem a estrutura de chave-valor, portanto, para declarar estes dicionários em Python utilizamos a seguinte sintaxe:

dicionario = {}

dicionario['maca'] = 'é uma fruta'
dicionario['carro'] = 'é um veículo'
dicionario['ovo'] = 'veio da galinha'
print (dicionario)
{'maca': 'é uma fruta', 'carro': 'é um veículo', 'ovo': 'veio da galinha'}

OBS: Perceba que eu utilizei para a primeira chave a palavra “maca”, fazendo referência ao objeto “maçã”. Apesar do python ser bastante flexível ao charset e provavelmente não termos problemas com erros ao colocar acentos, é interessante que você utilize uma codificação universal onde programadores de qualquer lugar possam ler e compreender seu código.

Como manipular um dicionário

A primeira ação de manipulação é o simples acesso ao dado do dicionário. Podemos acessar um elemento simplesmente chamando-o por sua chave:

print (dicionario['carro'])

Um erro muito comum é quando você digita errado o nome da chave, nesse caso você perceberá que no terminal você vai receber um erro: “key error”. Sendo assim, fique atento a digitação da chave.

A segunda ação possível para manipulação de um dicionário é a exclusão de uma chave. Para realizar a remoção de um elemento, você também pode utilizar sua chave:

del dicionario['ovo']

print (dicionario)

como resultado você verá:

{'maca': 'é uma fruta', 'carro': 'é um veículo'}

A terceira ação possível é a alteração de um valor no dicionário. Você pode alterar um valor em um dicionário também utilizando a sua chave:

dicionario['maca'] = 'é uma fruta gostosa'
print (dicionario['maca'])

Como resultado você verá no terminal:

é uma fruta gostosa

Como percorrer um dicionário usando laços de repetição

Para percorrer um dicionário precisamos entender que uma diferença importante dessa estrutura para uma lista. Para exibir uma lista em seu terminal bastaria você fazer algo assim:

for i in lista:
    print (i)

No entanto, por conta do dicionário ter uma chave e um valor associado não é possível usar um for exatamente igual a esse. Sendo assim, se você quiser mostrar apenas as chaves do dicionário você pode fazer um código assim:

for key in dicionario:
    print(key)

Em geral, você quer mostrar os elementos do dicionário (e não as chaves), porém, usando essa mesma lógica você pode adaptar esse laço para isso:

for key in dicionario:
     print(dicionario[key])

Caso você queira transformar esse dicionário em uma sequência de tuplas você poderá fazer:

for item in a_dict.items():
     print(item)

É possível ainda que você queira iterar sobre os itens usando as chaves e valores, uma boa opção seria:

for key, value in a_dict.items():
     print(key, '->', value)

Nesta aula encerramos as estruturas de dados nativas disponibilizadas pelo Python. Cada uma possui características diferentes e o programador deve usufruir destas características em seu benefício.

Quer saber mais? não se esqueça de ver nossa página de cursos 🙂

 

 

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta