[Artigo] Meu sobrinho é um ~"jênio"~



Quem nunca ouviu um tio dizendo as frases: "nossa o Joãozinho é um gênio do computador, sabe jogar os joguinhos com 3 anos", "a Mariazinha é melhor ainda, assiste videos no youtube sozinha". Quando os tios não falam sobre seus sobrinhos em faixa etária de 3 a 5 anos, temos o fenômeno do sobrinho "jênio" que desenvolve sites e sistemas muito melhor que você. 

Pessoalmente, não alimento ódio por crianças que se interessam por computadores. Bem ao contrário acho excepcional e muito bom. No entanto, me incomodo com  o comportamento tóxico de alguns "usuários" que poluem a opinião publica distorcendo o valor de um profissional de TI.

Diferenciando um profissional de TI do "sobrinho gênio".

O profissional de TI geralmente passa por muitos anos enfrentando professores estressados, provas, trabalhos sem fim, erros e mais erros. Além disso, muitos deles contam com infinitas horas de chefes chatos os cobrando para entregar uma funcionalidade. Olheiras nos olhos estudando novos Frameworks para não ficar obsoleto, cabelos brancos por ter de desenvolver uma funcionalidade em um ambiente totalmente novo. Não podemos ainda esquecer da cereja do bolo que é o famoso "1500 + vt + vr" (1500 reais de salário + vale transporte e vale alimentação).

Já o sobrinho "jênio" tem muitas horas de Counter Strike na steam. Calos nos dedos de tanto procurar vídeos da galinha pintadinha no Youtube e de instalar joguinhos pela PlayStore. 

Objetivo 

Entenda, não quero fazer deste post um comentário de ódio nem nada parecido. Mas quero destacar que o trabalho de muitos desenvolvedores que passam muitas horas trabalhando muito bem pagos para que o seu sobrinho possa ter a facilidade de navegar em um aplicativo. Além disso, existem disciplinas específicas na ciência da computação que destacam a utilização de aplicativos e a interação entre homem e máquina. 

O desenvolvimento de websites, por exemplo, pode ser realizado por aplicações feitas para usuários finais, Ex.: WiX, Blogger, Wordpress. No entanto, utilizar estas ferramentas não fazem do usuário um super usuário ou programador de sucesso.

Se você é tio de um "jênio" desses, incentive-o a ingressar em um curso de ciência da computação e despertar este lado desenvolvedor nele. No entanto, não diga aos desenvolvedores de verdade que o seu trabalho não valem o que eles cobram por que seu sobrinho faz melhor. 

Conclusão


Acredite, desenvolver qualquer aplicação não é algo fácil em nenhuma plataforma. Usuários comuns geralmente usufruem do trabalho de muitos desenvolvedores.

Não se engane, os programadores de Hollywood não são retratados de forma real. Na vida real eles são regados a muito café e vídeo aulas no youtube :)

[Artigo] Meu sobrinho é um ~"jênio"~ [Artigo] Meu sobrinho é um ~"jênio"~ Reviewed by Vinicius dos Santos on 07:22:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Escreve ai sua opinião!