Advertisement

[Artigo] Por que a área de informática emprega tantas pessoas?




Se você já entrou nos sites de busca de vagas (LinkedIn, Vagas.com etc), você já deve ter notado o grande número de vagas para a área de Computação. Alguns termos como: "front-end/back-end", "desenvolvedor pleno", "Full Stack", se tornam comuns ao se visitar essas plataformas. Se você trabalha nessa área, isso é maravilhoso pois milhares de vagas estão apenas aguardando sua candidatura; porém, se você não trabalha, isso pode ser bastante frustrante. 

Uma questão que nos fazemos: como é possível ter tantos empregos assim nessa área? Nesse artigo vou apresentar alguns possíveis motivos para isso e explicar um pouco do porquê existem tantas vagas, mesmo que você não tenha conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de softwares.




Motivo 01 - Revolução Tecnológica

O primeiro motivo que considero ser um dos causadores do número elevado de vagas no mercado de TI são as revoluções que ocorreram na indústria. A primeira forma de produção era movida a vapor, força manual e com o suporte de algumas máquinas. No entanto, devido ao crescimento da demanda, a forma de produzir se modificou e começou a utilizar técnicas de otimização, eletricidade e combustão. A próxima revolução trouxe o uso da tecnologia e componentes eletrônicos ainda no fim dos anos 60. Atualmente, a industria 4.0 é composta por componentes cibernéticos, redes, Inteligência Artificial etc. 

Nesse contexto, o combustível de todas as revoluções industriais foram as inovações. As soluções encontradas pela ciência da computação tornaram-se fundamentais para a indústria nas ultimas revoluções. As pessoas que antes precisavam colocar suas mãos no produto, agora precisam ensinar as máquinas o que fazer com aquele produto. Portanto, o desenvolvimento de sistemas tornou-se muito comum e busca suprir as necessidades da indústria. 



Exemplos de sucesso são os centros de distribuição de mercadorias que avançam para automatização total.  No vídeo a seguir podemos ver como a Amazon usa robôs para movimentar mercadorias. Nesse caso, é muito provável que essa empresa não abra mais vagas para operador de empilhadeiras, porém, podem surgir outras vagas para engenheiros que trabalham com robótica.
 


Motivo 02 - Processo para construção softwares


Uma questão frequente na ciência da computação é: "se vocês querem automatizar tudo, por que então não automatizam a construção de softwares?". Realmente faz muito sentido essa afirmação e a resposta é: "fazemos isso o tempo todo".  A indústria de desenvolvimento de softwares, assim como outras, está em constante evolução, e a construção automática de softwares é um sonho. Porém, você se surpreenderia se soubesse o quanto construí-los ainda é um trabalho essencialmente manual.

Para construção de um software é necessário utilizar um processo que ajude os desenvolvedores a coletar as necessidades do cliente, codificar a aplicação, testar e realizar manutenções. Cada parte do processo pode contar com um time especializado em cada tarefa. Além disso, é preciso uma equipe de gestão de projetos e pessoas extremamente eficientes para orquestrar toda a construção. 

No início, a indústria de desenvolvimento de softwares seguiu um modelo mais burocrático para assegurar a sua qualidade. Porém, desenvolver softwares de forma ágil tornou-se uma necessidade para que fosse possível entregar mais resultados em menos tempo. Os processos ágeis reduziram a burocracia e direcionaram-se os esforços para a entrega de produtos de maior qualidade. 

Saiba mais sobre isso nesse bate-papo promovido pela TOTVS:



Conclusão

Todos os dias a forma de desenvolver softwares se altera para atender melhor as demandas da indústria. Diversos benefícios foram trazidos pela automatização, e consequentemente, a forma de trabalhar também tem se alterado. Portanto, muitos profissionais terão de se adaptar à evolução da sua área para permanecer no mercado de trabalho. 





Nenhum comentário

Conta pra mim sua opinião!

Fale comigo