Aprenda C em 20 minutos

Aprenda C em 20 minutos

Nesse post você vai entender como pode aprender C rapidamente, porém, vale a pena fazer o disclaimer: você não vai dominar o C apenas vendo esse post. Aqui você vai encontrar exemplos simples práticos e rápidos de como esse linguagem funciona e qual a sintaxe básica para cada uma das funcionalidades da linguagem.

Entenda um pouco da história do C

A linguagem C nasceu no AT&T Bell Labs entre 1969 e 1973 nas mãos do cientista da computação Dennis Ritchie. A linguagem C foi batizada com esse nome, pois existiram outras linguagens batizadas com o nome de “B” (uma versão reduzida da linguagem de programação BCPL).

A linguagem C não teve um sucesso imediato após a sua criação e o seu uso ficou restrito a alguns laboratórios. Porém, em 1978 os americanos Brian Kernighan e Dennis Ritchie lançaram o livro The C Programming Language, isso mudou a história da programação em C.

As pessoas ainda usam C?

Claro que usam, e digo mais, você deve estar usando frequentemente.

A linguagem C foi muito utilizada nos primórdios da programação, porém, vários softwares muito famosos foram construídos usando o C. Veja alguns exemplos:

  • Sistemas operacionais como Windows, MAC e linux
  • Microsoft Office
  • Git
  • Adobe suite
  • Google Chromium
  • Mozilla firefox
  • MySQL

É claro que quando falamos no Windows estamos falando em um software gigantesco e com muitas ramificações. Existem partes do Windows que foram feitas em C++ e outras partes usando outras linguagens. Assim como vários outros softwares comerciais atuais.

Como eu faço para aprender C em 20 minutos?

Como eu já disse anteriormente, vai demorar muito mais do que 20 minutos para você dominar a linguagem, no entanto, segue o nosso perfil no Github com exemplos fáceis e práticos de como funcionam as principais ferramentas dessa linguagem.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta