Como criar relacionamento N-M no banco
Relacionamentos n-m

Como criar relacionamento N-M no banco

Nessa aula você irá aprender o que é um relacionamento N-M (muitos para muitos). Esse tipo de relacionamento é caracterizado por duas tabelas que precisam de multiplicidade para ambos os lados.

Quer aprender mais sobre banco de dados? Veja mais aqui no nosso curso gratuito.

Exemplo de relacionamento N-M


Imagine que você possui uma prestadora de serviços e os serviços prestados são oferecidos a vários clientes. Além disso, você possui vários serviços a serem consumidos. Nesse caso se quisermos saber como conectar essas duas tabelas precisamos entender como criar uma relação N-N.

Primeiramente representamos a tabela cliente, com seus respectivos atributos:

Exemplo de tabela cliente

  A seguir temos a tabela de serviços com os nomes e preços:

Exemplo da tabela serviços

  Para realizar a conexão entre essas duas tabelas, precisamos criar uma tabela intermediária que contém o idCliente e o idServiço. A partir dessa tabela é possível relacionar ambos com multiplicidade N-N.  

Exemplo de tabela intermediária (relacionamento N-M)

Observações

Esse tipo de relação é muito comum, no entanto, é uma “pedra no sapato” de qualquer desenvolvedor iniciante. Em geral para mapear relações assim são utilizadas ferramentas como mapeadores ORM que facilitam muito o trabalho do desenvolvedor. Sendo assim, fica se você é um desenvolvedor iniciante, busque definir relações 1-N e depois procure desenvolver suas ferramentas e exemplos didáticos com esse tipo de relação

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta