If e else
Exercícios sobre If e else

If e else

Nesse post você vai encontrar vários exercícios para praticar o conceito de estruturas condicionais (if e else) dentro de linguagens de programação. Esses exercícios são genéricos e podem ser resolvidos em qualquer linguagem que você preferir, apenas tome cuidado e os adapte a medida que você percebe as limitações de cada linguagem. As resoluções estão em um link ao final do post.

Regras

  • Construa um programa para cada exercício a seguir;
  • A interpretação do exercício e como resolve-lo faz parte do exercício;
  • Você poderá utilizar IDE’s de programação como o NetBeans ou Eclipse, mas lembre-se o risco de se acomodar com as comodidades da IDE é seu;

DICA: Coloque um cabeçalho padrão (comentado) em cada arquivo com seu nome e o enunciado do exercício que está sendo resolvido;

Fácil 1- Faça um programa que peça dois números e verifique (usando if e else) e imprima o maior deles  

Fácil 2- Faça um programa que peça um valor e mostre na tela se o valor é positivo ou negativo  

Fácil 3- Faça um programa que verifique (usando if e else) se uma letra digitada é “F” ou “M”. Conforme a letra escrever: F – Feminino, M- Masculino, Sexo inválido.  

Fácil 4- Faça um programa que verifique (usando if e else) se uma letra digitada é vogal ou consoante.  

Fácil 5- Faça um programa para a leitura de duas notas parciais de um aluno.  

  • A mensagem “Aprovado”, se a média alcançada for maior ou igual a sete;
  • A mensagem “Aprovado com Distinção”, se a média for igual a dez;
  • A mensagem “Reprovado” se a média for menor de do que sete;

Intermediário 6- Faça um programa que leia três números, verifique (usando if e else), e mostre o maior deles.  

Intermediário 7- Faça um programa que leia três números, verifique (usando if e else) e mostre o maior e o menor deles;  

Fácil 8- Faça um programa que pergunte o preço de três produtos e informe qual produto você deve comprar, sabendo que a decisão é sempre o mais barato.  

Intermediário 9- Faça um programa que leia três números e mostre-os em ordem decrescente.  

Fácil 10- Faça um programa que pergunte em que turno você estuda. Peça para digitar M-matutino ou V-vespertino ou N-noturno. Imprima a mensagem “Bom dia!” ou  “Boa Noite” ou “Valor inválido”, conforme o caso.  

Difícil 11- As organizações CSM resolveram dar um aumento de salário aos seus colaboradores e lhe contrataram para desenvolver o programa que calculará os reajustes.  

  • a. Faça um programa que recebe o salário de um colaborador e o reajuste segundo o seguinte critério, baseado no salário atual;
  • b. Salários até R$ 280,00 (incluindo): aumento de 20%;
  • c. Salários entre R$ 280,00 e R$700,00: aumento de 15%;
  • d. Salários entre R$ 700,00 e R$ 1500,00: aumento de 10%;
  • e. Salários de R$ 1500,00 em diante: aumento de 5%

Após o aumento ser realizado; informe na tela;

  • a. O salário antes do reajuste;
  • b. O percentual de aumento aplicado;
  • c. O valor do aumento;
  • d. O novo salário, após o aumento.  

Difícil 12- Faça um programa para o cálculo de uma folha de pagamento, sabendo que os descontos são do imposto de Renda, que depende do salário bruto (conforme tabela abaixo) e 3% para o Sindicato e que o FGTS corresponde a 11% do salário bruto, mas não é descontado (é a empresa que deposita.)

O salário líquido corresponde ao salário bruto menos os descontos O programa deverá pedir ao usuário o valor da sua hora e a quantidade de horas trabalhadas no mês.

  • a. Desconto do IR;
  • b. Salário Bruto ate R$900,00 (inclusive) – Isento;
  • c. Salário Bruto de R$ 1500, 00 (inclusive) – desconto de 5%;
  • d. Salario bruto até R$ 2500,00 (Inclusive) – desconto de 10%;
  • e. Salário bruto acima de 2500 – Desconto de 20%.

Imprima na tela as informações, dispostas conforme o exemplo abaixo, no exemplo valor da hora é 5 e a quantidade de horas é 220.  

Salário bruto (5 * 220)           : R$   1100,00

( – ) IR (5%)                     : R$     55,00

( – ) INSS ( 10% )                 : R$     110,00

FGTS ( 11%)                       : R$     121,00

Total de descontos                 : R$     165,00

Salário Líquido                   : R$     935,00    

Fácil13 – Faça um Programa que leia um número e exiba o dia correspondente da semana. (1- Domingo , 2- Segunda, etc.) se digitar outro valor deve aparecer “valor inválido)

Intermediário 14 – Faça um programa que lê as duas notas parciais obtidas por um aluno numa disciplina ao longo de um semestre, e calcule a sua média. A atribuição de conceitos obedece à tabela abaixo:  

Média de aproveitamento        Conceito 

Entre 9.0 e 10.0 A

Entre 7.5 e 9.0   B

Entre 6.0 e 7.5                                C

Entre 4.0 e 6.0                                D

Entre 4.0 e 0                                   E  

Intermediário 14. O algoritmo deve mostrar na tela as notas, a média, o conceito correspondente e a mensagem “APROVADO” se o conceito for A, B ou C “REPROVADO” se o conceito for D ou E.    

Intermediário15. Faça um programa que peça os 3 lados de um triângulo. O programa deverá informar se os valores podem ser um triângulo. Indique, caso os lados formem um triângulo, se o mesmo é: equilátero, isósceles ou escaleno. Dicas:

  • Três lados formam um triangulo quando a soma de quaisquer dos dois lados é maior que o terceiro.
  • Triângulo Equilátero: três lados iguais;
  • Triângulo Isósceles: quaisquer dois lados iguais;
  • Triângulo Escaleno: três lados diferentes;

Intermediário16. Faça um programa que calcule as raízes de uma equação do segundo grau, na forma ax2 + bx + c. O programa deverá pedir os valores de a, b e c e fazer as consistências, informando ao usuário nas seguintes situações:  

  • a. Se o usuário informar o valor de A igual a zero. a equação não e do segundo grau e o programa não deve fazer pedir os demais valores, sendo encerrado;
  • b. Se o delta calculado for negativo, a equação não possui raízes reais. Informe ao usuário e encerre o programa;
  • c. Se o delta calculado for igual a zero a equação possui apenas uma raiz real; informe ao usuário;
  • d. Se o delta for positivo, a equação possui duas raízes reais; informe-as ao usuário;    

Intermediário17. Faça um Programa que peça um número correspondente a um determinado ano e em seguida informe se este ano e ou não bissexto. Clique para ver como calcular isso.  

Intermediário 18. Faça um Programa que peça um número inteiro e determine se ele e par ou ímpar. Dica: utilize o operador módulo (resto da divisão).  

Fácil19. Faça um Programa que leia 2 números e em seguida pergunte ao usuário qual operação ele deseja realizar. O resultado da operação deve ser acompanhado de uma frase que diga se o número e:

  • Par ou ímpar;
  • Positivo ou negativo;

Fácil20. Faça um programa que faça 5 perguntas para uma pessoa sobre um crime. As perguntas são:

  • “Telefonou para a vítima? “
  • “Esteve no local do crime?”
  • “Mora perto da vítima? “
  • “Devia para a vítima? “
  • “Já trabalhou com a vítima? “

O programa deve no final emitir uma classificação sobre a participação da pessoa no crime. Se a pessoa responder positivamente a 2 questões ela deve ser classificada como “Suspeita”, entre 3 e 4 como “Cúmplice” e 5 como “Assassino“. Caso contrário, ele será classificado como “Inocente“.  

Intermediário21. Um posto está vendendo combustíveis com a seguinte tabela de descontos:   Álcool:

  • Até 20 litros: desconto de 3% por litro
  • Acima de 20 litros: Desconto de 5% por litro 99.

Gasolina:

  • Até 20 litros: desconto de 4% por litro
  • Acima de 20 litros, desconto de 6% por litro

Escreva um algoritmo que leia o número de litros vendidos, o tipo de combustível (codificado da seguinte forma: A-álcool. G-gasolina), calcule e imprima o valor a ser pago pelo cliente.  

Fácil 22 – Faça um programa que peça dois números ao usuário e mostre qual o maior e qual o menor  

Fácil 23 – Faça um programa que receba três inteiros e diga qual deles é o maior e qual o menor. Consegue criar mais de uma solução?  

Fácil 24 – Escreva um programa em C que recebe um inteiro e diga se é par ou ímpar. Use o operador matemático % (resto da divisão ou módulo) e o teste condicional if.  

Fácil 25 – Escreva um programa que pergunte o raio de uma circunferência, e sem seguida mostre o diâmetro, comprimento e área da circunferência  

Fácil 26- Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos. Faça um aplicativo que pergunte a idade de uma pessoa e diga se ela pode doar sangue ou não. Use alguns dos operadores lógicos OU (||) e E (&&).  

Fácil 27 – Escreva um programa que pergunte o dia, mês e ano do aniversário de uma pessoa e diga se a data é válida ou não. Caso não seja, diga o motivo. Suponha que todos os meses tem 31 dias e que estejamos no ano de 2013.

Fácil 28 – Crie um programa que peça um número ao usuário e armazene ele na variável x. Depois peça outro número e armazene na variável y. Mostre esses números. Em seguida, faça com que x passe a ter o valor de y, e que y passe a ter o valor de x.

Respostas

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e a forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe um comentário

20 − 18 =