O que é XML e como manipular em PHP

O que é XML e como manipular em PHP

Nessa aula você aprenderá o que é XML e como você pode utilizar essa linguagem de marcação para construir uma forma de comunicação neutra entre sistemas.

XML veio do termo eXtensible Markup Language, que é uma linguagem de marcação recomendada pela W3C para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, tais como textos, banco de dados ou desenhos vetoriais.

A linguagem XML é classificada como extensível porque permite definir os elementos de marcação, ou seja, diferentemente da linguagem HTML que é mais rígida, você poderia criar qualquer tipo de tag para representar seus objetos.  

O que é XML?

O XML é uma Linguagem de marcação que permite que dados ou textos possam ser lidos por computadores ou pessoas. Da mesma forma que o HTML é uma linguagem de marcação que busca organizar e formatar um website, o XML tem o mesmo conceito, mas para padronizar uma sequência de dados com o objetivo de organizar, separar o conteúdo e integrá-lo com outras linguagens.  

Entenda as características dos XMLs

O XML traz uma sintaxe básica que pode ser utilizada para compartilhar informações entre diferentes computadores e aplicações. Quando combinado com outros padrões, torna possível definir o conteúdo de um documento separadamente de seu formato, tornando simples para reutilizar o código em outras aplicações para diferentes propósitos. Portanto, uma das suas principais características é sua portabilidade, pois, por exemplo, um banco de dados pode escrever um arquivo XML para que outro banco consiga lê-lo.  

Quando queremos representar uma “pessoa” em XML podemos encontrar a seguinte marcação:

<pessoa>
   <id>1</id>
   <nome>joão</nome>
   <email>[email protected]</email>
</pessoa>

Perceba que os dados são estruturados de acordo com uma estrutura semelhante a de “chave/valor”. Porém, as chaves são determinadas nas TAGs e o valor ficam no interior de cada TAG.

Como usar XML em seus softwares?

Apesar de parecer muito simples, para utilizar o XML como formato de troca de informações você irá precisar seguir algumas regras. A regra mais básica de todas é que você precisa deu um PARSER, ou seja, uma biblioteca capaz de ler os dados no formato XML e transformá-lo em algo que a linguagem de programação seja capaz de manipular.

Em PHP você encontra bibliotecas como o simpleXML. Ela permite que você faça a leitura de arquivos XML e transforme-os em vetores.

Veja um exemplo:

<?php
$xmlstr = <<<XML
<?xml version='1.0' standalone='yes'?> <pessoa>
   <id>1</id>
   <nome>joão</nome>
   <email>[email protected]</email>
</pessoa> XML; 

$pessoas = new SimpleXMLElement($xmlstr);

echo $movies->pessoas[0]->email;
?>

Lembre-se que você poderá fazer a leitura de arquivos XML usando a função fopen() no PHP. Assim você pode automatizar a troca de dados entre sistemas através de uma interface completamente neutra.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta