O que são variáveis estatísticas

O que são variáveis estatísticas

Nessa aula você irá aprender o que são variáveis estatísticas e quais são os tipos de variáveis existentes na estatística. As variáveis são valores que representam determinadas características dentro de uma pesquisa. Esse valores variam de elemento para elemento. É a medida em cada elemento da amostra ou população. Essas variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos e são classificadas assim:

O que são Variáveis Quantitativas

Esse tipo de variável é geralmente representada por meio de números resultantes de uma contagem ou mensuração. Esse tipo de variável pode ser dois tipos:

Variáveis discretas → os valores representam um conjunto finito ou enumerável de números, e que resultam de uma contagem, por exemplo: Número de filhos (0,1,2,…), número de bactérias por amostra, número de copos de cerveja tomados por dia.

Variáveis contínuas → nesse tipo de variável os valores pertencem a um intervalo de números reais e devem representar uma mensuração, ou seja, deve servir como “métrica” para algo (por exemplo, altura ou peso de uma pessoa). Nesse tipo de variável você também pode usar números fracionais.

O que são variáveis qualitativas?

Esse tipo de variável representa uma qualidade (ou atributo) de um indivíduo pesquisado. Essas variáveis são definidas por várias categorias e é importante mencionar que essas características não possuem valores quantitativos. Essas variáveis podem ser de dois tipos:


Variável nominal → essa variável representa um tipo de variável empregada quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Alguns exemplos são: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante.

Variável ordinal → ainda é qualitativa, porém seus valores apresentam uma ordem nos seus resultados. Alguns exemplos são: séries da escola(1ª série, 2ª Serie, … ), Mês (janeiro, fevereiro, …, dezembro)

Para o cientista de dados…

Compreender as variáveis estatísticas é um passo essencial para compreender quais métodos de tratamento você poderá usar. Diversas ferramentas no Python e R utilizam esses conceitos para definir métodos de pré-processamento, classificação e etc. Por exemplo, para compreender uma série de dados do tipo nominal ou ordinal é possível aplicar algumas técnicas de sumarização (por exemplo, moda e mediana), no entanto, nesse contexto a média não é indicada por não refletir corretamente o que os dados apresentam.

Para o pesquisador…

Pesquisadores costumam enfrentar diversas situações onde é preciso coletar, processar, sumarizar dados. Esses dados precisam ser classificados de acordo com esses tipos de variáveis para posteriormente serem tratados corretamente. Além disso, existem diversos softwares como o minitab o IBM SPSS que permitem fazer uma análise estatística sem usar nenhuma linguagem de programação.

No entanto nem tudo são flores…

Para usar esses softwares você precisa compreender bem o que são essas variáveis e também como a estatística funciona.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta