Construindo uma calculadora

Construindo uma calculadora

Você esta buscando um exercício de programação orientada à objetos para praticar suas habilidades? Acabou de encontrar!

Nesse exercício você irá compreender como criar uma classe que atua como uma calculadora. Claro, que você não vai construir realmente uma calculadora igual essa que você vê no Windows/Linux/Mac (Essa calculadora precisa que você domine alguns conceitos de interface gráfica, etc), mas aqui, você vai praticar como uma classe pode atuar encapsulando uma funcionalidade completa.

Funcionalidades da nossa calculadora

 
Primeiramente, para resolver esse exercício de programação orientada a objetos precisamos compreender o que esse nosso objeto calculadora realizará. A seguir são listados os requisitos para implementação dessa calculadora:
 
1-  A calculadora terá apenas 4 operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão). 
2- A calculadora deverá realizar operações apenas entre dois fatores (números).
3- O usuário deve fornecer tanto os números quanto a operação que deve ser realizada.
4- Deve existir um método que faz o cálculo baseado no operador digitado pelo usuário.
5- Você deverá construir uma forma de capturar parâmetros digitados pelo usuário na execução do programa. Por exemplo: 2 x 10.
 
A seguir um rascunho de um diagrama de classes que você pode usar como base para resolver esse exercício.
 
 

calculadora exercício programação orientada a objetos

 

E ai você acha que é capaz de resolver esse exercício? Se você conseguiu deixe seu comentário aqui em baixo e mostre sua solução no Github para ajudar nossa comunidade.

Quer ver minha solução? Olha ela aqui ó

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

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