Resiliência – a melhor característica do indivíduo de sucesso

Resiliência – a melhor característica do indivíduo de sucesso

Alguns dias atrás aprendi o significado dessa palavra: “resiliência”. Mas antes de escrever esse desabafo artigo, fui ao Google e vi sua definição.

O Google me disse: Resiliência é um conceito emprestado da Física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.  

Então percebi que resiliência é a palavra que procurei por muito tempo para definir o que algumas pessoas NÃO tem quando querem aprender algo novo.  

O professor que não ensina ou o aluno que não aprende?

Passei por diversas experiências nesses últimos anos e percebi algumas coisas que gostaria de compartilhar com vocês – a principal delas é referente aos alunos que “não querem” aprender. Tive experiências singulares de ensinar pessoas muito comprometidas com seu trabalho, onde você apenas conduzia a pessoa no universo de informações disponíveis. Essa experiência é incrivelmente prazerosa e horas passam sem nem mesmo eu perceber. Porém, ao mesmo tempo tive experiência de pessoas que realmente não conseguiam deixar-se guiar pelo universo de informação. Eu me sentia viajando com alguém de “carona”… esses minutos demoravam mais que horas.

Mas por qual motivo isso é tão doloroso para o professor?

Simples… todos que se propõem a ensinar, além da gratificação salarial (muito importante), gostam de ver os alunos realmente se dando bem. Isso faz parte do sistema de recompensa, eu ensino – você aprende.  Mas em muitos momentos não é fácil ser professor (particular). Os alunos não são sinceros consigo mesmo e buscam um “escravo” que pensará por ele.   

Paciência

Se você hoje se propõe a aprender algo, seja paciente consigo mesmo. Não seja afobado, apavorado, ansioso. O único lugar que o sucesso vem antes de trabalho é no dicionário. Se você se propõe a aprender a programar tenho alguns passos pra você conseguir: sente-se, respire, e aceite que você não vai aprender TUDO hoje.   

Seja paciente, ninguém aprende inteligência artificial antes de aprender if, else, while e for.      

Resiliente é quem:

É alguém que entende que infelizmente não somos capazes de aprender uma nova língua em 1 só dia e continua tentando até conseguir.

Resiliente é alguém que sabe ser humilde e aceitar suas limitações e principalmente não desiste dos seus objetivos.

Não seja o aluno que pega “carona” no conhecimento dos outros…você pode até ganhar o seu diploma, porém no final você vai ser um profissional de merda.  

Um exemplo de resiliência

Quer saber quem eu considero ser o maior exemplo de resiliência? Alexandre Borba, o Gaulês.

Se você não conhece a história desse guerreiro, você precisa passar essas 3 horinhas aprendendo algo na sua vida. É emocionante, vale a pena.

Vinicius dos Santos

Apenas um apaixonado por Ciência da Computação e forma com que ela pode transformar vidas!

Deixe uma resposta